Olá pessoal! Certamente se você gosta de cinema no final do ano não vai perder Star Wars: O Despertar da Força, que na minha nada modesta opinião é o lançamento mais esperado do ano. Entretanto existem alguns temas em Guerra nas Estrelas que deixam as pessoas “leigas” intrigadas como o nosso tema de hoje: “A Força”. Esse tema faz parte de uma área mais metafísica da ficção cientifica, pois Star Wars com toda certeza é a historia mais mística e fantasiosa das franquias espaciais de Sci-Fi.
Esse tema sempre foi um conceito que despertava minha curiosidade, pois se você olhar bem ele está diretamente relacionados a conceitos doutrinais presentes em nossa vida, ou em nossa cultura. Observamos isso no modo como à força e dividida: Lado da Luz e o Lado sombrio da força. Na verdade Star Wars sempre teve um lado meio dualista, do bem e do mal, meio Zoroastro de mostrar sua historia. Segundo o sábio mestre JEDI Obi Wan Kenobi a força é “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra, ela mantém a galáxia unida; ela provém de tudo; ela é tudo”. Para muitos a força é o próprio Deus ou uma entidade independente que da poder a aqueles que acreditam, mas para outros é somente uma força manipulável que serve de ferramenta e poder ilimitado.
Os Lados da Força:
Como já mencionei a força tem seus dois lados, um da luz e outro das trevas. O lado sombrio é conhecido por ser muito atraente. Você o cultiva tendo maus sentimentos como raiva, orgulho, ganância e cobiça. Já o lado da luz é obtido através de boas obras, serenidade perdão é amor. A guerra não é cultivada pelos que pretendem seguir o lado da luz, pois segundo as palavras do próprio mestre Yoda “guerra grande não faz ninguém”.
Os que seguem o lado da luz são os cavaleiros jedi e os que seguem o lado o sombrio são os Sith. Os jedi seguem a filosofia Ortodoxa Jedi que diz:
Não há emoção; há paz.
Não há paixão; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há força.
Já os Sith seguem os preceitos da Filosofia Sith do lado sombrio que diz:
Com emoção, ganho força.
Com força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com as vitórias, minhas correntes se rompem
A força me libertará.
Alguns poderes que você poderia ter através da Força:
· Telecinese (movimento de objetos com a mente)
· Resistência melhorada.
· Poder elétrico.
· Combustão.
· Faro, tendo o olfato mais aguçado.
· Habilidade de cura.
· Velocidade e agilidade excepcionais.
Em que a força foi inspirada?
Além de seu lado Zoroastro, “A força” tem fundamento em varias doutrinas e filosofias orientais. Com o taoísmo Uma religião presente na Ásia, podemos ver mais uma vez a inspiração dualista da força na idéia inspirada de Yin e Yang: As duas forças que segundo a tradição do taoísmo mantém o cosmos em equilíbrio. A inspiração também vem da serenidade pregada pelo islamismo e pelo “Ki”, uma antiga tradição Japonesa muito semelhante à força ou Prana na Índia.
É seria muito legal se a força fosse real, mas pelo menos até agora é somente fantasia. Mesmo assim não custa reforçar: tente não sucumbir ao lado obscuro da força e lembre-se a Força esta dentro de cada um de nós e ser bom não custa nada, sempre o lado puro vence o mal.
Que a força esteja com vocês!
Por: EdSpock filho de Spock filho de Sarek.
0 comentários:
Postar um comentário