Páginas

sábado, abril 05, 2014

Projeto brasileiro ensina programação pela internet gratuitamente,e ganha apoio de vários famosos pelo mundo

Pink vem com uma novidade 
A busca desesperada por profissionais qualificados no mercado de tecnologia levou empresas nacionais a copiar uma iniciativa americana para incentivar os brasileiros a procurar este setor.
A Locaweb e a Caelum (que oferece cursos de programação) lançaram o Ano do Código, campanha semelhante à Code.org, que envolve nomes como Mark Zuckerberg e Bill Gates. Outras empresas daqui se envolveram com criação de conteúdo e divulgação, como GUJ, Alura, Globo.com, Code Miner e Casa do Código.
Como ocorre na Code.org, internautas são estimulados a ter contato com esquemas de programação de forma simples, com tutoriais e depoimentos em vídeo que ajudam a melhorar o entendimento das tarefas.
Nas aulas, o aluno usa blocos que simulam comandos de programação. No primeiro exercício, por exemplo, é preciso unir ações como "avançar", "virar à direita" e "virar à esquerda" para mover um jogador de futebol pelo campo. Sempre que cumpre uma tarefa, o internauta pode ver o código que seria necessário para efetuar a ação.
São quase 50 etapas; quando conclui, o aluno pode procurar conteúdo de parceiros ou de iniciativas semelhantes, a exemplo da Codecademy. Clique aqui para conhecer o Ano do Código.

Sobre a Iniciativa

Programar vai abrir seus horizontes. Criar apps para celular, desenvolver jogos, construir websites e movimentar robôs. Tudo isso envolve programação e criatividade. O Ano do Código é uma iniciativa para aproximar a programação aos interessados por tecnologia e que mostrará que você também pode programar. Apesar de ser um processo contínuo e de precisar praticar bastante, a primeira barreira do aprendizado será quebrada aqui, com o nosso conteúdo e com a ajuda de parceiros.
Sobre o mercado de trabalho? É certamente um dos mais promissores no Brasil e no mundo. Esse é o setor responsável pelo maior crescimento de vagas do país.
Veja como é fácil :)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário